O inversor de frequência também conhecido como conversor de frequência é um equipamento eletrônico capaz de controlar a velocidade de giro de um motor elétrico.
Para que serve?
Basicamente utilizamos um inversor de frequência quando precisamos variar a velocidade de um motor de indução, geralmente na indústria controlam os motores trifásicos.
A utilização de motores de indução com inversores eletrônicos apresenta grandes vantagens tanto energéticas quanto econômicas, quando comparada com outras soluções existentes para aplicações industriais de velocidade variável.
Como funciona?
O inversor controla a alimentação do motor da forma otimizada, possibilitando um ajuste flexível para a sua aplicação.
É possível, por exemplo, controlar a velocidade do motor sem grandes perdas de torque, aceleração suave através de programação, frenagem direta no motor, sem necessidade de freios mecânicos, além de diversas formas de programação de velocidade de acordo com a necessidade da ocasião. Outras vantagens da utilização do inversor de frequência são:
Substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos;
Automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais;
Instalação simples;
Diminuição de choques mecânicos na partida do motor;
Precisão e processos;
Menos intervenção humana;
Além destas vantagens, o inversor de frequência possui ótimo custo-benefício, pois proporcionam economia de energia elétrica, maior durabilidade de engrenagens, polias e outros componentes mecânicos.
Aonde utilizar?
O inversor de frequência é muito empregado em rampas de aceleração, neste tipo de função, sendo uma das suas maiores vantagens. Quando um motor é energizado, na maioria das vezes, ele parte da inércia para sua capacidade máxima em poucos segundos. Isso é prejudicial aos componentes do motor, pois essa partida brusca pode causar desgaste das correias, engrenagens, entre danos em outras peças. Desta forma o número de manutenções é menor, e a vida útil do motor maior.
A rampa de aceleração é usada para resolver esse problema. Ao configurar um inversor de frequência para atuar como rampa de aceleração ele consegue determinar o tempo o qual o motor vai sair da inércia e alcançar sua capacidade máxima, sem “trancos”. Esse tipo de configuração aumenta a vida útil do motor e de seus componentes, além de diminuir os custos com manutenção e reposição de peças. Da mesma forma que existem rampas de aceleração, existem as rampas de desaceleração, que consistem na parada suave do motor, com o objetivo de evitar frenagens bruscas.
Parâmetros básicos:
Drv - configura o modo de partida;
Frq - modo de alteração de velocidade (frequência);
Acc - rampa de aceleração;
Dec - rampa de desaceleração.
O rápido avanço da eletrônica de potência tem permitido que motores de indução, tradicional solução para acionamentos de velocidade contínua, sejam utilizados com sucesso também em aplicações que exijam variação de velocidade. Nestes casos, porém, o motor não deve ser alimentado diretamente pela rede (senoidal), mas por meio de um inversor estático de frequência.