Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de rotação entre duas árvores ou eixos-árvore. Os princípios de rotação são transmitidos pelos acoplamentos segundo os princípios de atrito e de forma.

Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis. Os permanentes atuam continuamente e se dividem em rígidos e flexíveis. Os comutáveis atuam obedecendo a um comando. Os acoplamentos podem ser fixos (rígidos), elásticos e móveis.

Os acoplamentos fixos servem para unir árvores de tal maneira que funcionem como se fossem uma única peça.

Os acoplamentos elásticos tornam mais suave à transmissão do movimento em árvores que tenham movimentos bruscos, e permitem o funcionamento do conjunto com desalinhamento paralelo, angular e axial entre as árvores. 

Os acoplamentos móveis são as famosas embreagens. São chamados de móveis porque podem desfazer a união entre motor e máquina movida com facilidade.

Os principais cuidados a tomar durante a montagem dos acoplamentos são: 

- Colocar os flanges a quente, sempre que possível.

- Evitar a colocação dos flanges por meio de golpes: usar prensas ou dispositivos adequados.

- O alinhamento das árvores deve ser o melhor possível mesmo que sejam usados acoplamentos elásticos, pois durante o serviço ocorrerão os desalinhamentos a serem compensados.

- Fazer a verificação da folga entre flanges e do alinhamento e concentricidade do flange com a árvore.

- Certificar-se de que todos os elementos de ligação estejam bem instalados antes de aplicar a carga.