Os motores elétricos são máquinas extraordinárias que combinam a força de interação de campos magnéticos para interagir na indução de um eixo central no qual se movimenta gerando força e velocidade.
Máquinas destinadas a converter energia elétrica em energia mecânica. É um dos equipamentos mais utilizados pelo homem em sua caminhada em busca do progresso, pois praticamente todas as máquinas dependem dele.
Ele precisa ser identificado e tratado como uma máquina motriz cujas características envolvem determinados cuidados, dentre os quais o de instalação e manutenção. Devem ser instalados em locais que permitam fácil acesso para inspeção e manutenção. A fundação onde será colocado o motor deve ser plana e, se possível, isenta de vibrações.
Deve ser perfeitamente alinhado com a máquina acionada, especialmente nos casos de acoplamento direto. Um alinhamento incorreto pode causar defeito nos rolamentos, vibração e até ruptura do eixo.
A manutenção desses motores pode se resumir a uma inspeção periódica quanto aos níveis de isolamento, elevação da temperatura, desgaste, lubrificação dos rolamentos e eventuais exames no ventilador, quanto ao correto fluxo de ar. A frequência com que se devem ser feitas as inspeções depende do tipo de motor e das condições locais de aplicação.
Os motores elétricos funcionam desta maneira e podem ser aplicados em vários dispositivos para automação. Uma das extremidades do induzido pode conter tanto uma engrenagem para travar e destravar uma fechadura, como conter uma polia ou um acoplamento para motorredutores, ou ainda, ter uma hélice para um ventilador interno ou girar um mecanismo. São diversas as aplicações do motor elétrico. Sua evolução na maneira de gerar força substitui os poluentes motores de combustão por eficientes motores elétricos de alto torque e potência.
Para maiores informações, contate a nossa assistência técnica pelo telefone (66)3498-6561 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.